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 GUIA AVANÇADO TRACKMANIA DE COMPETIÇÃO

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MensagemAssunto: GUIA AVANÇADO TRACKMANIA DE COMPETIÇÃO   GUIA AVANÇADO TRACKMANIA DE COMPETIÇÃO Empty11th setembro 2009, 21:47

Guia Avançado (TrackMania) de Competição

Esse guia é inteiramente escrito por mim, para os jogadores que estão começando uma carreira competitiva de trackmania.

Dezembro de 2007.

Era
inverno, nada para fazer lá fora. Eu naveguei na internet procurando
por algum jogo legal para lutar contra meu tédio. E eu encontrei,
TrackMania Nations ESWC, uau! É até mesmo grátis.

Eu fui o
jogador "acima da média" por um longo tempo, não sabendo que eu iria me
envolver mais tarde. Eu joguei pistas de velocidade e minipistas por
algum tempo, aproximadamente 6 meses. E foi aí que Cleem me pediu para
entrar no clã Aeger porque ele penso que eu seria uma boa adição, clã
que agora é conhecido como Shadows. Lá foi onde eu encontrei o que eu
pensei serem pistas técnicas "impossíveis", conhecidas como pistas da
ESWC. Mesmo assim eu investi algum tempo treinando-as (por volta de 1
hora por dia) para aprender a pilotar nessas pistas. Dois meses depois,
XeNoGeaR, que é o atual campeão da ESWC me disse que eles estavam
precisando de jogadores, e ele acreditou em mim.

Como jogador eu
cresci bastante desde então, mas além de eu ter crescido como jogador
eu também obtive um monte de conhecimento, tanto que me pergunto: "Por
que você faria isso?" "Como você faz isso?". Agora é a hora que eu
gostaria de dividir tudo que aprendi no caminho do n00b para um jogador
respeitado.

Parte 1: Criando sua personalidade
Seja alguém

GUIA AVANÇADO TRACKMANIA DE COMPETIÇÃO Dennis_hilkens

Pelo
fato de você estar usando a internet, ninguém pode ver você e ninguém
sabe como você aparenta a não ser que você seja bem conhecido, portanto
conversar com a pessoa é o único jeito de conseguir uma personalidade
pessoal.

Quando você fala com uma pessoa, geralmente haverá dois
caminhos para qual isso levará, o primeiro resultando em só ficar
sabendo do que você quer saber e então a conversa acaba. A segunda é
tendo uma conversa por 10-15 minutos se o tempo permitir. Você quer ser
uma pessoa falando com outra por 10-15 minutos porque isso cria uma
conexão entre essa pessoa e você, isso é como navegar na vida real.

Tenha
uma opinião limpa. Não diga para todos que falam com você, que concorda
100% com eles somente para fazê-los se sentir bem, você é uma pessoa
com sua própria opinião, não fique com medo de espalhar isso.

Seja
honesto as vezes. Honestidade é uma das propriedades mais respeitadas,
porém use isso com cuidado. Eu não estou dizendo para mentir, mas
exagerar um pouco pode como colocá-lo em posições que você não gostaria
de estar. Mas não use isso sempre, se você espalhar que derrotou um
oponente valoroso após você ter treinado duramente, as esperanças serão
muito altas em você e se você falhar você irá cair como um mentiroso.

Parte 2: Clãs Não São Apenas Uma Equipe
Eles são você

GUIA AVANÇADO TRACKMANIA DE COMPETIÇÃO Dignitas_logo_%28150x150%29

Você
deverá sempre estar em um clã. Por que? Porque estando em um time com
outras pessoas irá motivá-lo a jogar, e próximo delas você irá passar
as pessoas uma idéia de quem e como você é como jogador. É verdade que
se você não é um jogador conhecido, suas técnicas serão medidas apenas
ao olhar para o nível técnico médio e recompensas(títulos) da sua
equipe.

O último motivo porque você deve ser seletivo quando
escolher um clã para entrar. Se você planejar alto demais, as pessoas
irão esperar demais de você e se você não for capaz de cumprir com
essas expectativas você poderá ficar deprimido. Se você planejar baixo,
você terá mais chances de obter atenção, portanto resultando em
convites de clãs de "alto nível".

Não pule de clãs a cada poucas
semanas, você será odiado. Quem quer um jogador conhecido por muitos
como alguém não confiável a sua respectiva equipe, nenhum capitão de
time com sanidade iria querer. Seja verdadeiro para seu time e se você
decidir sair, faça com que todos saibam que você está partindo, para
evitar histórias desagradáveis.

Parte 3: TrackMania: O Jogo
Teoria

GUIA AVANÇADO TRACKMANIA DE COMPETIÇÃO Math

Todo
jogo tem sua própria taxa de Técnica/Sorte/Treino/Experiência quando
isso cai para predizer uma partida próxima, para o TrackMania eu iria
dizer que esses valores estão por volta de: 25%/15%/45%/15%. Quando
você olha para essas medidas você pode ver que o treino é um valor
dominante sobre os outros, isso é inteiramente verdade como provado em
muitas partidas entre jogadores fortes destreinados e jogadores
regulares treinados. Também, a sorte conta bastante (tanto quanto
Experiência) nas partidas desde que muitos jogadores sabem que o
TrackMania tem muitos bugs.

Curva de aprendizado, como discutido
o treino é um fator muito importante nas partidas. Mas, cada jogador
tem uma curva de aprendizado diferente. Por exemplo meu colega de time
XeNoGeaR aprende um pouco mais devagar que eu, mas a sua curva de
aprendizado é maior, depois de um certo tempo a minha performance
congela, enquanto a dele continua crescendo. Você não pode julgar um
jolgador depois de 30 minutes de treino.

Parte 4: Partidas
Terreno de Provas

Certo,
você chegou até aqui. O Primeiro passo é se inscrever em torneios ou
ladders para acumular experiência, alguns links úteis:

ESL: LINK
ET: LINK
E se você estiver pronto para o negócio real:
ESWC: LINK

Tudo
que eu posso dizer é se acostumar com a ESL, eles estão crescendo na
questão de campeonatos para o Trackmania, junte-se ao ladders e
torneios deles, desde que eles estão se tornando cada vez mais ativos.
ET-Generation tem alguns dos campeonatos mais populares, mas eles só
começam uma vez a cada poucos meses, o que não é suficiente para você
obter a experiência que precisa. Sua meta definitiva deverá ser estar
competitindo na ESWC.

Ok, então a partida está marcada, as
pistas foram lançadas. A primeira coisa que você deve fazer é
pilotá-las 10 vezes do começo ao fim sem se importa com quantas vezes
você bater, procure por possíveis truques para ir mais rápido. A
segunda coisa é classificar seu(s) oponente(s) e para isso eu me refiro
a predizer o quanto de treino você precisa para derrotá-los. Tente
bater seu melhor tempo pessoal até que você sentir que não consegue
mais, geralmente você deve estar beirando em +0,5-1,5 do recorde
mundial dependendo de alguns poucos fatores, tais como possível
sorte/dificuldade da pista. Agora você está pronto para jogar Rounds,
você vai precisar de alguma oposição decente para melhor suas técnicas
nesse ponto, o melhor é ter algum jogadores ativos na sua equipe. Se
você não tem, você pode sempre jogar no modo solo, pilote contra seu
fantasma(ghost) e tente chegar no final toda vez que você começar.

Agora
eu vou dizer a você como eu piloto em minhas partidas, meu estilo é
muito diferente da maioria dos jogadores e tem mais teoria por trás do
que você pode pensar. Eu irei dividir isso em duas partes, uma sendo em
modo solo, a outra em partidas de times.

Solo:

A
maior para dos torneios são jogados como multicorridas, usando um
formato 1v1v1v1. Geralmente 3 pistas serão jogadas com o limite de
pontos limitado para 40. A divisão de pontos é 10 para o 1o, 6 para o
2o, 4 para 3o e 3 para o 4o. Constância é a chave aqui, você pode ser
realmente rápido mais se você só puder uma volta a cada 3 rounds e
bater nas outras duas, as chances de você ganhar serão muito pequenas.
Quando jogar partidas como essa você precisa finalizar dentro do top2
para avançar, exceto para a grande final é claro.

A maneira a qual eu tento fazer partidas como essa é:

Eu
fazer largadas rápidas para criar confiança, sem necessidade de olhar
para as parciais dos checkpoints sendo que a maior parte do tempo, os
oponentes estarão perto, se houver pelo menos 1 jogador dentro de 0,50s
eu continuo com velocidade total, se um dos meus oponentes estiverem
pelo menos acima de 0,50s de mim em 30 segundos numa pista de um minuto
eu reduzo minha velocidade para 90% para estar seguro.

Eu sei
que há pessoais que conseguem ir a 100% a cada volta única, mas esse
não é meu estilo porque se você não estiver em forma de 100% ou se você
tiver algum azar você não derrotará ninguém a não ser você mesmo.

Uma nota: Não olhe para as parciais dos checkpoints toda hora, foque-se na pista!

GUIA AVANÇADO TRACKMANIA DE COMPETIÇÃO Sky_solo_tournament

Patidas em Equipes:

A
maioria dos torneios em equipes são jogado no modo Team, baseado em um
sistema onde cada jogador é recompensado com 1pt + Xpt (tendo X como a
quantidade de jogadores que pessoa tem atrás dela) cada round, o total
de pontos por time são comparados no final de cada volta e o resultado
são ou vitória para o Time Azul/Red ou empate. Se você olhar
atentamente no sistema abaixo, vai percber que nesse caso se em uma
partida 4vs4 seu time pegar 1o, 4o, 5o e 8o será sempre empate, o mesmo
se aplica para 2o, 3o, 6o e 7o. Agora é onde você deve jogar esperto,
se por exemplo eu estiver pilotando em 5o lugar, meu parceiro X está em
4o e o número 3 está 2 segundos à frente de mim sendo que o número 6
está a 2 segundos atrás de mim, não há motivo para se apressar, sendo
que não importando o que eu faça eu não irei mudar o resultado do
round, mas se eu for com velocidade total e pilotar pegando um bug, eu
estarei dando uma vitória fácil para o oponente.

GUIA AVANÇADO TRACKMANIA DE COMPETIÇÃO 2on2_clanbase_gallo_&_sky

Psicologia por trás de partida solo e times:

Em
uma partida de time, a maioria dos jogadores se sentem seguros e não se
importam em permitir jogadores na frente deles contanto que o seu time
possa ganhar po round, diferente das partidas solo onde o pessoal
geralmente fica frustrado se eles permitiram outros jogadores na frente
deles. Isso mostra que a pessoa é fraca em partidas solo, porque quanto
mais o jogador se tornar mentalmente ferido, mais fraco o jogador se
tornará. O que geralmente resulta em uma constância ruim, portanto
melhorar sua constância é MUITO importante, até mesmo mais do que
velocidade. Eu darei um pequeno exemplo:

Constância X Velocidade

1o X 1o
2o X 1o
2o X 4o
1o X 4o
2o X 4o

Agora
o que você iria preferir quando você estivesse jogando uma partida? A
escolha é sua, mas a constância certamente parece a melhor escolha.

Parte 5: Alguns Extras
Para vocês, leitores dedicados

Minhas configurações pessoais:

Resolução: 1440 x 900 fullscreen
AA: 4
AF: 16
Shadows: High
Shader Quality: PC3 High
Texture Quality: High
Geometry Details: Normal
PostProcess FX: ON
O resto das configurações desativado.

Minha configuração de teclado:

Teclas de direção: Flechas
Freio: W
Cameras estão no padrão: 1, 2 e 3
Eu sempre uso camera 1, exceto para situações onde estou passando por um looping na qual eu mudo para camera 3.

Dual Slide(deslize duplo):



Muitos
não conhece isso, desde que é raro usar, mas de qualquer forma isso
pode ser útil? Aqui vai: Deslize na direção oposta a direção da curva
que você pretende contornar. Antes do rammstein(grade que fica na
lateral de toda pista) você pode soltar o freio e pressioná-lo
novamente quando estiver em cima do rammstein e virando de volta para a
direção correta, dependendo da curva isso pode dar uma vantagem de 0,10
a 0,50s.

Palavras finais:

Primeiramente
eu gostaria de agradecer meu pais e amigos por me apoiarem. Eu gostaria
de agradecer também ao Clemens (Cleem) por me introduzir ao TrackMania
competitivo, ao Freek (XeNo) por me dar uma chance de jogar para o Team
Dignitas, e eu gostaria de agradecer a todos por criarem uma ótima
atmosfera além de claro, ao staff da Team Dignitas que estão fazendo um
ótimo trabalho.

Finalmente eu gostaria de agradecer aos nossos
patrocinadores Intel, Razer, Scan, Creative, Del, ZyXEL, abit,
KillerNIC, Qpad, Multiplay e Bouncer4You.

Obrigado pela leitura
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