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 Dicas aleatórias para fazer boas pistas e ser um bom mapper

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Admin
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MensagemAssunto: Dicas aleatórias para fazer boas pistas e ser um bom mapper   11th Setembro 2009, 21:58

Este é um resumo dos principais erros que ví nos
últimos dias, conforme ia os encontrando, adicionava aqui, então alguns
pontos importantes podem ter ficado de lado. Espero que essas dicas
sejam uteis à quem se interessa por fazer pistas para o TrackMania.

-Tenha
bom senso de criticismo, não se ofenda ao ser criticado por alguém mais
experiente. Quando criticado por alguém sem experiência tenha em mente
que o jogador novato não conhece muito do jogo, não responda, ignore.

-Não faça briguinhas nem disputas infantis, isso só lhe prejudicará sua imagem.

-Jogue
as pistas dos outros mappers, mande awards para as pistas que você
gosta no TMX. Se você não liga para as pistas de outros mappers, eles
farão o mesmo.

-Evite ser muito sofisticado. Uma boa pista não
precisa de Mod, música, blockmixing, MediaTracker e outras tranqueiras
para ser boa. Antes de tudo, a pista em si deve ser boa. Muitos autores
novatos pensam que a pista fica melhor adicionando itens customizados,
pelo contrário, mappers iniciantes que usam muitas customizações acabam
fazendo más construções. eu geralmente nem faço download dessas pistas.

-Saiba
divulgar. O TMX está aí para isso, sempre ponha Screenshot e faça uma
descrição curta em inglês, fazendo isso, as chances de sua pista
receber mais downloads aumenta. Não insista nem incomode os outros para
que testem sua pista.

-Use o PlayPal do TMX, é uma ótima forma
de conseguir um pouco de destaque para suas Tracks e saber o que os
outros acham dela. Quando mandar Replay para pistas de outros Mappers,
mande um comentário ou um award.

-Evite Lol Tracks, isso
acabará com sua imagem, se você fizer uma pista boa e antes disso tiver
feito Lol Tracks, alguns players não irão baixar essa pista por causa
das outras pistas, ora, se o cara faz Lol Tracks essa também deve ruim,
certo?

-Não se auto-promova desonestamente, não chame toda sua
turma pra ir mandar awards para você, eles devem enviar awards se
gostarem da pista. Não faça boca-de-urna em fóruns: Por exemplo: Em
todo tópico que um cara(brasileiro) cria em qualquer fórum tem sempre
um amigo de seu clan o elogiando ou re-upando o tópico. isso significa
que o tal mapper está interessado em fazer disputas infantís para se
mostrar que é o melhor. Nunca mandei nenhum award para esse cara, nem
merecendo.

-Faça boas pistas, concentre-se na qualidade, não na quantidade.

-Não
exagere no tamanho. Limite as pistas Techs a 2500 Coppers, SpeedTechs a
3500 Coppers e Full-Speeds a 5000 Coppers. Caso sua pista exceda esse
limite, as chances dela ser jogada Online diminuem. Não há limite para
PFs.

-Não exceda 1m20s de duração, mesmo que a pista seja boa, a
maioria dos Players ao ver que a pista tem mais de 1min. de duração nem
fazem o download da pista. No TMX procure arredondar para baixo a
duração da pista, porém Minitracks de 20-30 segundos arredonde para
"30s" e não "15s", isso evita que seja interpretada antecipadamente
como uma Lol Track.

-Todos os saltos devem ser medidos corretamente e não devem dar solavanco.

-Jamais use os "LuckBoosters", estes só servem para aumentar a velocidade em PFs, sem nenhum outro bom uso.

-Evite
Turbos do contrário em pistas técnicas e no Environment "Snow", use
somente em FullSpeeds, Puzzles e como obstáculo em pistas de
Plataforma. Mappers experientes jamais devem usar Turbos ao contrário,
nem mesmo em Full-Speeds.

-Não diga que a pista é Full-Speed se
não é possível fazê-la totalmente em Full-Speed. Isso frustra quem joga
e lhe dá imagem de 'noob'. mesma coisa aos outros estilos de pista.

-Evite
PFs no início das pistas. Isso era comum no TMN ESWC, mas hoje isso
está sendo deixado de lado. Em tracks de "Stunts" até vai mas em pistas
normais atualmente quase ninguém mais gosta, afinal, é uma perda de
tempo.

-Todos os Checkpoints DEVEM ser facilmente respawnáveis
em todos os estilos de pista, para Full-Speeds pode ser uma boa idéia
um caminho ao lado da pista com Turbos para recuperar a velocidade e
continuar normalmente.

-Evite Turbos em demasia, exceto em Full-Speeds em "Island" e pistas normais em "Snow", aí use a vontade.

-Evite
Turbos vermelhos em "Coast", exceto no modo "Stunts", o carro já é
difícil de fazer curva, ainda com Turbo vermelho... lembrando: Jogador
irritado vota "--".

-Evite pistas planas em "Stadium", é enjoativo, um novato pode gostar, mas um joagdor experiente irá deixá-la de lado.

-Não use obstáculos demais, 3 postes em 40 segundos para um SpeedTech é bom. Pistas de competição podem ter um pouquinho mais.

-Em
Full-Speeds o Mapper deve mostrar seu talento, não o jogador. Na
prática a pista A-0 da nadeo também é um Full-Speed, mas qual o skill
do mapper? Nota 0. Use boa variedade de saltos e transições, sem
exagero, mas que faça valer a pena jogar.

-Toda pista Tech
decente deve ter uma boa variedade de Drifts, ficar só virando curva é
um pé-no-saco. Não use Turbos para foçar o jogador a driftar, a
velocidade deve vir normalmente de drits anteriores, descidas, curvas
semi-abertas, etc. Turbos não são proibidos, mas não use caso não seja
necessário.

-Em pistas "Stunts" em Environments do TM Sunrise
ponhas sempre um Checkpoint logo na 1ª parte e ao lado uma chegada, à
frente a pista segue. fazendo isso são maiores as probabilidades de ter
sua pistas em servers de "Stunts".

-Evite "Free Wheelings", pode
ser feito bom uso deles, mas a maioria dos jogadores não gostam,
infelizmente para se tornar um Autor popular deve-se seguir um pouco da
tendência.

-Não use In-Game Media-Tracker em pistas de Stunts,
Plataforma e Puzzle. Esses são modos em que você se concentra
especialmente na pista e o MediaTracker nesse caso, está aí só para
atrapalhar.

-Para o GPS o ideal é colocá-lo logo atrás da
largada e deve começar imediatamente, sem espera nenhuma, evitando
impacientar o jogador. No TMN ESWC isso era muito usado, mas
atualmente, o ghost GPS já é lento e ainda ter que perder tempo com
enrolação...

-Faça sempre cenário e deixe muito diversificado, não repita muitas vezes o mesmo bloco.
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