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| Assunto: Tutorial de servidor dedicado para Trackmania 29th agosto 2009, 05:51 | |
| Tutorial de servidor dedicado para Trackmania1. Avisos aos nevegantes1. Este tutorial foi testado no Trackmania Nations Forever. Não garanto o total funcionamento em outras versões.2. Antes de mais nada, crie uma outra conta no jogo, que servirá para administrar o servidor. 1.2. Antes de começarAntes de abrir um servidor, é necessário que você verifique sua conexão com a Internet. Conexões muito lentas podem comprometer o jogabilidade no servidor, causando os famosos lags.Neste tutorial, vamos usar vamos usar 4 programas:
- Trackmania Server - pacote contendo os arquivos do servidor dedicado. É o principal componente;
- TM - MatchSetting Manager - software para criar e editar arquivos de configurações das corridas;
- FAST 3.2.1b - script que gerencia o servidor e interage com os jogadores;
- ServerMania - software gráfico para administração do servidor.
Clique aqui para baixar o pacote completo (39,5 MB).
Senha para extrair: yskapeclan Atenção: para rodar o ServerMania, é preciso instalar o Microsoft .NET Framework 2.0. Se não o tiver instalado, ele vem no pacote com o nome de dotnetfx.exe. Instale antes de começar o tutorial.2. Preparando o terrenoAntes de instalar qualquer coisa, vá ao seu disco rígido (C:, por exemplo) e crie uma pasta com o nome do seu servidor. Aqui vamos chamá-la de MeuServidor.Feito isso, extraia o conteúdo do arquivo TrackmaniaServer_2008-10-7.zip, encontrado no pacote, para a pasta MeuServidor.2.1. Vamos às pistas!Vamos organizar a parte principal do servidor: as pistas.Na pasta MeuServidor, abra o caminho GameData\Tracks e crie uma pasta para colocar as pistas. Aqui vamos chamá-la de MinhasPistas. Então coloque todas as pistas que você quer no servidor nessa pasta (Fig. 1).
Figura 1 2.2. Criando o arquivo de configuração da partidaAntes de iniciar uma partida, o jogo carrega as configurações a partir de um arquivo. Esse arquivo contém informações como a lista de pistas que serão carregadas, o modo de jogo, o tempo limite, o tempo de chat, etc.Por isso, você terá que criar um também. Para isso, instale o TM MatchSetting Manager.Com ele instalado, execute-o. Faça como na figura 2.
Figura 2 Legenda:
- Aponte para o local onde as pistas estão.
- Procure as pistas.
- Selecione-as.
- Defina o modo de jogo (Time Attack (Contra-relógio), Laps (Voltas),
Team (Equipe) ou Rounds (Turnos, Mãos)). O modo Stunts não existe no TM Nation Forever, portanto não vamos considerá-lo. Vamos trabalhar com o modo Time Attack, que é o mais comum.
- Aqui você define o tempo de chat.
- E aqui, o tempo limite da corrida.
- No 1º. campo, digite o nome da pasta na qual suas pistas estão. No exemplo, MinhasPistas. No 2º. campo, digite o nome do arquivo a ser gerado. No exemplo, MeuServidor_match.txt.
- Ao clicar neste botão, que vai salvar o arquivo, aponte para a pasta Tracks do servidor. No exemplo, C:\MeuServidor\GameData\Tracks.
Se tudo foi feito corretamente, vai ficar como na figura 3.
Figura 3 Arquivo de configuração de partida concluído!2.3. Instalando o FAST 3.2.1bPara instalar o FAST, extraia todo o conteúdo do arquivo fast3.2.1b-winphp5.zip, que está no pacote, na pasta MeuServidor. Se o sistema pedir confirmação para substituição de pasta, clique em Sim para todos.2.3.1. DedimaniaDedimania é um plugin para o FAST que armazena na Internet os recordes das pistas. Esse plugin já vem com o FAST, então não se preocupe com isso.FAST 3.2.1b instalado!3. ServerManiaEstamos quase lá! Instale agora o ServerMania, com o arquivo ServerMania_Setup.exe do pacote.3.1. Adicionado um servidorAo iniciar o ServerMania, clique em Server List e depois em Add (Fig. 4).
Figura 4 Na próxima tela, marque a opção Local e dê OK.3.2. Configurando o servidorNa tela a seguir, faça como a figura 5.
Figura 5 No campo Name digite o nome para o servidor. No exemplo, Meu Servidor.No campo PackMask escolha Nations.No campo Server Location aponte para a pasta do servidor. No exemplo, C:\MeuServidor.No campo MatchSetting File aponte para o arquivo de configuração de partida que criamos no passo 2.2. No exemplo, \GameData\Tracks\MeuServidor_match.txt.3.3. Configurando a redeClique na aba Network e faça como a figura 6.
Figura 6 Não há quase nada para fazer aqui. Marque a opção Internal Server e preencha os campos Login e Password com os dados da conta criada no começo do tutorial. Se você ainda não criou, essa é a hora. Feito isso, clique em OK.3.4. Mais configuraçõesTemos mais configurações a fazer. Vá até a pasta GameData\Config do seu servidor. Abra o arquivo SM_serv_x.cfg no Bloco de Notas.Dentro do arquivo, localize e preencha como a seguir:Nome do seu servidor Comentário do servidor</comment> Nº. máximo de jogadores. Para começar, digite 8 Nº. máximo de espectadores. Para começar, digite 2 Limite de pontos dos jogadores. Por padrão, digite 50000. Feito isso, salve e feche o arquivo.3.5. Conectando o servidorClique na aba Start e a tela deverá estar como a figura 7.
Figura 7 Muito bem! Estamos quase no fim! Agora clique em Connect. Se o firewall do Windows (ou do seu sistema) bloquear, desbloqueie. 4. Administrando o servidor
Figura 8 Se tudo foi feito corretamente, a tela a seguir será como a figura 8. Se não, volte alguns passos e reveja o que você fez.Parabéns! Seu servidor dedicado está criado e funcionando!Agora, clique conforme a ordem na figura 8.4.1. Testando o servidorAinda nesta tela, clique em Join Server para entrar no seu servidor. Na tela de login, entre numa conta diferente da outra que você usou para criar o servidor.Seu servidor ficará parecido com o da imagem a seguir (fig. 9):
Figura 9 4.2. O ServerManiaOs controles do ServerMania são fáceis de entender, com o tempo você aprende a usá-los. Explore os menus e descubras as ferramentas.ConclusãoCom este tutorial, espero ter ajudado aqueles que não saibam ou tenham dúvidas de como criar um servidor. Para saber mais, consulte esses sites:
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